Subscribe Now
Trending News
Modelos

Viviane Mendez: “Passei a me ver com um outro olhar”

  • Nome: Viviane Mendez
  • Idade: 43 anos
  • Cidade: Guarulhos/SP
  • Instagram: @vivi.mendez
Viviane Mendez

Viviane Mendez respira bravamente sob uma essência retrô que relembra os saborosos momentos de tempos que nunca se esquecemos. Fantástica, valoriza cada sentido para que cada foto renove sua áurea. 

Focada, transpareceu porque o caminho de modelo a moldou de formas nunca teria imaginado e a fez perceber que sua verdadeira beleza é única e revigorante. 

Viviane Mendez

Viviane Mendez
Viviane Mendez

Para começar a nossa conversa, conte-me como surgiu a ideia de ser modelo e quais foram os caminhos que te levaram até onde está?

Em 2018 eu estava interessada em dar uma mudada nas minhas redes sociais. Eram direcionadas aos meus passeios, baladas e viagens. Comecei uma pesquisa por ensaios fotográficos com uma temática vintage/retrô. Encontrei alguns projetos nessa temática e me envolvi.

Meu primeiro ensaio foi em um Parque no ABC, em um Domingo de manhã, lá estava eu toda produzida com um penhoir chamativo, make com olho de gatinho e arranjo chamativo nos cabelos.

Foi uma experiência bem legal. A partir daí não parei mais. Foi algo que me trouxe um olhar diferente de mim mesma. Gostei muito do que vi. Me fez um bem danado. Depois disso fui conhecendo pessoas que eram envolvidas nesse universo e foram me dando dicas e me apresentando outras pessoas, como fotógrafos, maquiadoras, outros projetos como ensaios coletivos e por aí vai. Abriu um universo que eu não conhecia.

Tudo cooperou para o bem. O visual que eu já gostava, o som que sempre ouvimos nos ensaios e durante a preparação até os clicks, o glamour que envolve as fotos, enfim foi uma iniciativa que eu tive que me fez bem.

No início foi só pra ter umas fotos bonitas e o tempo foi passando e vi que a identificação foi ficando maior.

O que mudou na sua vida desde que assumiu esse trabalho?

Devido as fotos me tornei uma Gibi Girl, algo que eu não havia tentado antes. Ganhei ensaios fotográficos, álbum de vários ensaios que fiz em um dos projetos que mencionei anteriormente, como brinde por ter participado em mais de 10 ensaios em um mesmo projeto, ganhei seguidores que também se identificam com o universo retrô. Fiz várias amizades.

Conheci pessoas bem diferentes das que convivo diariamente. Passei a me ver com um outro olhar. Como se em cada ensaio eu me renovasse. Por isso recomendo tanto para as meninas com quem converso, sempre incentivo para que façam também.

Viviane Mendez
Viviane Mendez

Sobre criação e publicação de fotos nas redes sociais. Como é o seu processo criativo para bolar os seus conteúdos? Você se inspira em alguém, pesquisa algum tema ou recebe sugestões dos seus seguidores?

No início eram fotos somente retrô. Depois comecei a diversificar um pouco. Ensaio em galpão industrial, em cima de uma Harley Davidson, mas também posto fotos com a temática Halloween por exemplo.

Nos stories o conteúdo é mais variado. No feed só posto as melhores fotos mesmo.

Meus seguidores me pediram durante um bom tempo fotos com lingerie. Enrolei um pouco, mas acabei fazendo. Na verdade, havia um certo medo de que ficasse vulgar. Eu tinha muita essa preocupação, mas escolhi bons fotógrafos pra isso, gostei do resultado.

Sobre a inspiração sempre tenho o foco nas Divas das décadas de 1940, 1950. Acho tudo muito lindo, cabelo, maquiagem, roupas da época, acho tudo um encanto.

Elas são a inspiração inclusive para as poses.

Ser modelo e compartilhar sua forma natural mexe com você? Que tipo de sensação o trabalho provoca na sua essência como pessoa?

Sim, mexe bastante. Mas de uma forma boa.

Gosto de ver o resultado dos ensaios e saber que isso pode incentivar outras mulheres.Mostrar que não tem só um padrão de beleza. Antes você não via tantas mulheres tatuadas assim né.

Com o passar do tempo as coisas mudam. E gosto desses registros de imagem. Daqui um tempo a história será outra. Vou ter minha imagem por aí, mostrando o meu estilo e minhas preferências, como tatuagens, estilo de roupas, essas coisas. Mesmo sendo essa mistura se tornou algo interessante de ser visto.

Viviane Mendez
Viviane Mendez

Na sua concepção, o que é ser sensual? Como que você lida com a sua sensualidade?

Ser sensual é atitude, mais do que o modo de se vestir.É ter atitude e saber se valorizar. Pra mim é uma ligação direta com a autoconfiança. Quando estamos bem, isso exala naturalmente, e cá entre nós a autoconfiança já é por si só algo muito atraente.

Qual é a razão dos seus suspiros?

Coração partido; saudade de pessoas que já se foram; alívio da ansiedade, por aí vai …Essa pergunta é bem ampla, faz a gente parar e pensar por um tempinho, mas eu me peguei suspirando por muitas coisas na vida, mais tristes do que felizes. Espero que os próximos sejam mais felizes, estejam relacionados à grandes conquistas.

Viviane Mendez
Viviane Mendez

Dentro dos seus ensaios você procura se mostrar de uma maneira mais artística, ou segue uma forma mais espontânea, deixando fluir naturalmente?

Eu alterno. Gosto muito de uns lances mais naturais. Sorriso espontâneo, aquela olhadinha de lado. Mas gosto muito também das dicas que os fotógrafos dão. Eles têm dicas ótimas, e eu sempre topo as propostas que eles fazem. Sempre rendem fotos lindas.

Seus ensaios podem ser considerados uma forma de expressão artística?

Sim. Porque tem uma pesquisa sobre a temática, roupas da época, penteados. Então servem pra retratar isso.

Apesar que selecionei mais fotos recentes numa pegada menos retrô pra entrevista. Ai não dá pra saber direitinho do que estou falando. Mas me acompanhando nas redes sociais dá.

Viviane Mendez
Viviane Mendez

Família, amizades e relacionamentos amorosos, como que é a relação deles com o seu trabalho?

Todos gostam. No início acharam que eu só faria um ensaio e depois deixaria pra lá, depois viram que levei a sério mesmo. Mas gostam do resultado. Vira e mexe recebo uma mensagem falando: vi suas fotos novas, adorei!

Os seguidores também são sempre presentes, perguntam com frequência qual vai ser o próximo ensaio. Estão sempre acompanhando as postagens.

Já sofreu algum tipo de preconceito por conta de suas fotos?

Já. Na verdade, eu mantive meu Instagram privado por um bom tempo, por causa de comentários insistentes e bem desnecessários.

Entendi que por mais que você tenha preocupação em mostrar um trabalho legal tem sempre alguém que vai se incomodar. Não podemos agradar todo mundo.

Mas se não gosta do que está vendo é só pular, vai pra outra página, simples assim.

Você acredita que em pleno século XXI, com a expansão da comunicação, redes sociais e as plataformas de relacionamento, expor a sensualidade e as formas naturais do corpo ainda é um tabu na cabeça do brasileiro?

Acho que sim. Como já mencionei se é um problema ver algo, pula, vai pra outra página. A internet tem muito conteúdo pra ver. Se alguém está mostrando suas fotos é porque está bem consigo mesmo, e não há problema nisso.

Se você se sente bem, quer mostrar isso. O que falta são mulheres apoiando mulheres. Uma foto bonita não é uma ameaça para o relacionamento de ninguém. Se inspira e faça a sua. Se mostre. Isso é tudo.

Trabalhar e lidar com as pessoas não é tarefa fácil em nenhuma profissão. Você geralmente tem jogo de cintura para lidar com gente “desagradável”? Qual o tipo de atitude que você toma quando uma pessoa está começando a se tornar inconveniente?

Sim, é difícil. Eu trabalho em uma distribuidora de cosméticos e por incrível que pareça tem sempre alguém falando alguma gracinha, mas consigo driblar, alguns são meus seguidores há tempos e são respeitadores, só registram que viram o novo ensaio. Os mais ousados dou um chega pra lá.

Ligado a pergunta anterior, o contato e a exposição pessoal podem se tornar estafante? Como que você lida com o estresse e a ansiedade? Faz algum tipo de terapia ou alguma outra atividade para relaxar?

No momento pela correria do trabalho e estudos não tenho feito muita coisa não. Mas não abro mão de fazer uma hora de caminhada por dia, brincar com meus cachorros e gatos, isso dá uma relaxada.

Você enfrenta ou já enfrentou dilemas na sua vida? Se já enfrentou ou enfrenta, como é que você lida com isso?

Ah, essas decisões dificieis fazem parte da vida, não é? Já enfrentei vários momentos em que precisava tomar uma decisão, tinha duas opções, mas qualquer uma era difícil. Principalmente envolvendo trabalho e família.

Optei pelo que achei mais viável no momento. Procuro não manter o foco em coisas desse tipo. Costumo resolver e pular para a próxima. Não arrasto corrente, nesse sentido.

Viviane Mendez

Qual é sua ligação com seus seguidores? Eles são atenciosos?

Meus seguidores são atenciosos sim. Alguns tenho uma amizade muito boa, de bastante tempo, iniciada pela internet mesmo. Outros tenho altos papos, mas nunca os encontrei pessoalmente. Eles nunca deixam de mandar um oi, desejar uma boa semana, ou perguntar por que dei uma sumida das redes sociais.

O que você não tolera presenciar trabalhando nesse meio?

Pessoas desmerecendo o trabalho de outras só porque tem um visual diferente do seu. Como já disse: não gosto do que tá vendo, pula para a próxima página. Simples assim.

Existem pessoas que te inspiram para você fazer o seu trabalho?

Sim. Dita Von Teese, por exemplo, acho ela tudo de bom. Marilyn Monroe também, sem sombra de dúvidas. Isso falando sobre os ensaios vintage.

Mas quando faço outros ensaios, a inspiração vem na hora, como também conto com a orientação do fotógrafo. Gosto muito de todos que já me fotografaram, eles orientam muito bem, trazem até inspirações na hora dos ensaios.

Você consegue ter um momento que é só seu? O que gosta de fazer nas horas vagas?

Eu tenho poucos momentos só meus. Faço questão de dar aquela desligada da internet, fico mais quietinha, ouço meus discos, vejo vídeos antigos, brinco com meus bichinhos. Acho que essa é a melhor forma para relaxar. Um momento mais em paz. Senão vou correndo viajar. Gosto muito de fazer trilhas, tomar banho de cachoeira, quando é possível dou meu jeitinho de fazer essa conexão com a natureza.

Uma música que transpira tesão em sua vida?

Na verdade, muitas!

Justify my love (Madonna) adoro!!! Polêmica na medida certa. Paradise City (Guns N’ Roses) também é minha paixão. Nossa dá para fazer uma lista sem fim aqui.

Para as pessoas que desejam ser modelo, há alguma dica que você gostaria de compartilhar com eles(as)?

Digo para insistir. Em tudo na vida devemos insistir. Quando cansar, para e retorno o caminho.

Chegou a hora! Abra seu coração e deixe um recado para nossos leitores e seus fãs.

Quero agradecer por vocês terem chegado até aqui na entrevista. Espero que tenham gostado. Falei um pouco sobre mim, mas caso queiram ver mais sobre o meu trabalho me sigam nas redes sociais.

Sempre tem um conteúdo legal por lá. Vai ser um prazer conhecer você também. Quero agradecer imensamente pela oportunidade de poder falar aqui no Suspiro. Me senti honrada pelo convite.

Desejo sucesso a todos!

Deixe seu comentário

Posts relacionados