O olhar impecável de Fabio Aranda
Fábio Aranda é um fotógrafo paulistano que decidiu mudar de ares indo morar na melhor cidade do Brasil, Florianópolis-SC.
O fotógrafo de 41 anos é casado e já foi piloto profissional de Kart e Fórmula 3, onde recebia patrocínio de grandes marcas. Mas a corrida mais importante da sua vida foi contra o câncer, batalha essa que venceu duas vezes.
Formado em publicidade, trabalhou em outras áreas antes de abraçar a fotografia como profissão. Fabio já fotografou para a marca americana de beleza Not Your Mother’s, a marca de moda Salinas, para a Playboy (nem preciso falar) e para o Bella da Semana.

Olá Fábio Aranda! Poderia falar um pouco sobre você e de como foi o seu primeiro contato com a fotografia?
Primeiramente, muito obrigado pela oportunidade.
Foi em 2009 quando eu trabalhava na Mercedes-Benz, por necessidade de um evento no qual não tínhamos fotografo. Aí me apaixonei pela fotografia e o que ela significava!
Há quanto tempo trabalha como fotógrafo? Houve alguma dificuldade para ingressar na área? Algum tipo de preconceito ou barreira?
Profissional desde 2015. Teve um pouco sim, a galera não associa fotógrafo como trabalho, infelizmente (é onde aparece muito os pedidos de parceria). Ouvia, “Ah mas você trabalha com o quê mesmo? “
Não sei para você, mas acredito que o sonho da maioria dos fotógrafos é cobrir desfiles e ser fotógrafo de moda. Foi assim para você?
Sim! Com certeza! Me inspirei em alguns dos melhores fotógrafos de moda para iniciar a carreira. Dentre 2019 e 2021 fiz algumas campanhas de moda iradas com o apoio total da velha guarda da moda!


Na sua opinião quais são as maiores dificuldades que um fotógrafo enfrenta nesse mercado tão concorrido e sobrecarregado de redes sociais, onde qualquer um pensa que é fotógrafo?
Cara, as redes sociais limitam muito nosso trabalho, é uma censura muito difícil por partes das redes por não associar uma foto nua (que não mostra nada demais) a arte. Por exemplo, eu não consigo, mesmo pagando, anunciar na minha conta! (hoje com 23 mil seguidores). Outra coisa que enfrentamos são os fotógrafos amadores, que dizem ser profissionais apenas por ter uma câmera. Profissional para mim é quem trabalha com aquilo e não de um hobby de final de semana. O tema é polemico, mas como concorrer com uma pessoa que faz de graça ou na famosa “pareceria” se o povo não está preocupado com qualidade e sim com o preço!
Você é fã de algum fotógrafo, seja ele da atualidade ou dos grandes clássicos como Bresson, Brassaii, entre outros? Procura se inspirar em alguém?
Cara, para mim, o melhor fotografo DE MODA que conheci foi o Diogo Pedro. Obra incrível, postura, irreverência o cara é phoda! Não posso deixar de mencionar meu sócio e irmão Marcelo Martins, o trabalho com nu que ele faz é surreal! Phoda!
Por que a fotografia sensual? Como que você percebeu que essa era a sua praia?
Queria fazer a diferença de verdade na vida das pessoas, mostrar para elas que é permitido ser “modelo” por um dia, sem o maldito padrão de beleza imposto a sociedade!


Sobre as modelos. Como que é o desenrolar do seu trabalho? Você é quem entra em contato com uma determinada modelo que deseja fotografar e faz a proposta, ou elas que te procuram já com a ideia de fazer um ensaio sensual?
Na verdade, eu só trabalho com modelo em campanha de moda. As pessoas que fotografo são pessoas comuns (não modelo) que tento por 3 horas fazer se enxergar de uma forma diferente! Deixo bem à vontade se a pessoa quer ou não fazer sensual ou nu. A condução flui de uma forma natural. Sobre a procura, sou procurado e procuro, essa parte é que não ensinam na fotografia. Vender! Afinal, somos todos vendedores, todos! Exemplo, quando você vai em uma entrevista de emprego, você está vendendo sua experiência para a pessoa comprar ou não. É isso que a fazemos! De “porta em porta” só que a porta hoje mudou para as redes socias, direct.
Como a foto sensual em si já é um momento de intimidade e confiança entre modelo e fotógrafo. Como que funciona essa interação, o fato de ganhar a confiança e passar credibilidade para quem está posando?
Ser extremamente profissional! Lidar com insegurança das pessoas, principalmente as mulheres que sofrem todo tipo de preconceito, é uma puta responsabilidade! O que elas menos esperam é um cara falando bosta ou olhando para elas de uma forma sexual. Então a palavra é ser PROFISSIONAL! E tudo sai de uma forma natural.
Poderia nos falar como é a estrutura do seu trabalho? Possui uma equipe que te assessora com maquiagem, cabelo, roupas, luz, cenário, etc? Trabalha com estúdio próprio ou prefere externas?
Desde de 2018 temos um escritório em um prédio comercial para atender melhor os clientes, etc. Vale Ressaltar que divido o espaço com 2 dos meus principais concorrentes e mesmo assim existe amizade, parceria e uma troca de experiência absurda! Tenho uma maquiadora fixa e dependendo do trabalho, contrato uma assistente. Eu não tenho preferência por externa ou interna, é a critério do cliente.


Vamos falar do processo criativo. Conte um pouco de onde vem a criatividade? Quando você bate o olho numa modelo já vem tudo na sua cabeça, desde adereços, local, tipo de luz, etc? Você mesmo bola tudo, desde o briefing até a execução ou a modelo chega a dar sua sugestão e a participar do processo criativo?
Procuro ver o perfil da cliente, e ver se encaixa no que eu estou pensando para ela. Exemplo: não adianta eu pensar em um ensaio na praia se a pessoa não gosta de praia. Mas é um processo pensado junto com a cliente. Mando algumas referências de trabalhos meus já realizados e vejo se ela curte. Durante o ensaio sempre vem algo novo em mente.
Hoje em dia, o empoderamento feminino ajudou com que as mulheres estejam mais decididas a fazerem um ensaio sensual? E geralmente qual é o objetivo da mulher que procura um ensaio sensual? Presentear o marido, namorado(a) ou para ela própria, guardar para a posteridade?
A maioria dos casos, é para se ver de uma forma diferente! O que acho legal é que a cada dia mais maridos me procura para dar de presente o ensaio para esposa! Isso é muito top. Por que infelizmente muita mulher não faz um ensaio por ciúme do marido ou namorado. Porra estamos no século 21!!!!!!! Elas têm mesmo é que ser feliz PORRA!!!
As modelos que produzem conteúdos adulto, procuram o seu trabalho? Já fez trabalho para gente famosa? Conte para nós.
Hoje com o Bum das criadoras de conteúdo, sim existe uma procura. Já sim! Só não posso falar nomes por conta de contrato.


Quando você está frente a frente com a modelo, o que você analisa primeiro? Sabemos que cada olhar é único, e queremos saber como é registrar diferentes formas de beleza, compor e desenvolver uma história? Podemos dizer que uma sessão de fotos é também uma forma de contar uma história?
O Olhar! Para mim é fundamental! Exatamente cada cliente sempre tem uma história para contar! E tem histórias que me emocionam muito! Fiz um ensaio em janeiro de 2020 de gestante, e a mãe tinha acabado de perder o marido de acidente de carro, uns 10 dias antes. Como não se emocionar????
Ao longo da sua carreira, já sofreu algum tipo de preconceito?
O famoso, queria ter seu trabalho! Trabalho é trabalho, tem perrengue, tem exigência, como qualquer outro! E também tem o “Mas com o que você trabalha de verdade.”
Qual é o maior desafio para um fotógrafo, independente do segmento em que ele atua?
O alto valor dos equipamentos no Brasil, e o pedido de parcerias, que a cada dia que passa está maior. Fica a pergunta, por que apenas o fotografa tem de fazer parcerias? Respondo, porque tem gente que faz!


Quero saber um pouco de equipamentos. Você prefere flash ou luz natural? E qual a sua lente preferida, aquela que está em todos os ensaios, e por quê?
Cara eu gosto dos dois, a parte criativa da luz de flash e a luz natural do sol nascendo!
A lente que eu mais gosto é a 18-35 Sigma Art, é uma lente versátil e dá uma pegada de moda para as fotos das clientes.
Hoje, para quem quer se tornar um fotógrafo profissional, qual conselho você daria?
Não invista em equipamento! Invista em estudo! Não só na fotografia, mais também em gestão de negócios e em marketing! É fundamental para você se sair bem no mercado. Depois em equipamento. E o mais importante! NÃO SEJA CUZÃO!!!
Fábio Aranda, muito obrigado por nos conceder esta entrevista para o Blog do Suspiro. Saiba que gostamos muito do seu trabalho e é um prazer poder compartilhar um pouquinho dele aqui no nosso blog. Deixo agora um espaço para que você possa falar o que quiser para os nossos leitores, para que também possam conhecer um pouco mais do seu trabalho.
Eu agradeço muito a oportunidade de falar um pouco mais sobre o meu trabalho e a paixão pela fotografia.
Deixo minhas redes sociais para a galera acompanhar o meu dia a dia
Instagram: @fr17aranda

Gostou do post? Conte nos comentários o que você deseja ver no Suspiro, e não se esqueça de nos seguir nas redes sociais:
- Facebook: SuspiroBlog
- Twitter: @suspiroblog
- Instagram: @suspiroblog
Zucko
Posts relacionados
Maria Clara: “Todo corpo é livre e bonito”
Eli Lins – Intimista e poderosa na arte fotográfica
Fetish Domination Edition: A maior festa BDSM de São Paulo
A festa Fetish Domination Edition dominou a noite na última quarta (06/09) com direito as fortes emoções para os amantes do BDSM.
Renata Lima: “Eu vivo experiências incríveis”
Renata Lima sempre foi apaixonado por diversas sensações e encara nova descobertas com um gostoso lado espontâneo. Conheça mais.
Posição Sexual – descubra como reflete a sua personalidade!
A posição sexual está muito relacionada com a sua personalidade, pode até parecer algo infundado, mas há muita pesquisa sobre isso.
Natália Marques: ” Ser terapeuta tântrica é intenso e exótico”
Natália Marques é terapeuta tântrica e compartilhou como funciona e quais benefícios sexuais pode aflorar no corpo humano. Conheça mais.
Van Torres: “Me sinto bonita e desejada”
Van Torres nunca desistiu de viver seus sonhos, agora mais do que nunca prova que não existem momentos para que a confiança seja despertada.
May Rosa: “Mudou a forma de pensar em relação ao meu corpo”
May Rosa é autêntica e adora habitar o mundo das irreverentes sensações, com seu olhar sobre a arte incorpora fascinações genuínas. Conheça.
Yanca: “Uma mulher livre e segura”
Yanca é livre, leve e solta. A cada nova sensação descobre um caminho de liberdade que ressalta com exatidão sua autoestima. Conheça.
Cássia Tavares: “Me sinto realizada”
Cássia Tavares não tem medo de ser feliz, assume a naturalidade com simpatias e gostosas sensações. Conheça mais.
As mais lidas
